Lançamentos

Interessados em lançar livros e outros materiais relacionados à temática da VI Semana de Educação Musical do IAUNESP, favor entrar em contato pelo endereço de e-mail: visemedmusical@gmail.com


Informações a serem encaminhadas no e-mail de solicitação de lançamento/divulgação:

1. Dados do autor
2. Título do livro e Editora. 
3. Valor de venda do livro
4. Favor informar se trará banner para divulgação ou se precisará de algum tipo de material para a divulgação no evento.
5. Se houver uma resenha, solicitamos que seja enviada para divulgarmos no blog.

Haverá espaço disponível para a divulgação e lançamentos na sexta-feira, dia 09/09/16, às 13h.


LANÇAMENTOS CONFIRMADOS

Título: Processos educativos e práticas sociais em música: um olhar para educação humanizadora
Organizadoras: Ilza Zenker Leme Joly e Natália Búrigo Severino 
Editora: CRV - Curitiba
Valor de venda: R$ 45,00

Este livro é o resultado de um trabalho que é fruto de estudos compartilhados, vividos e convividos em espaços de reflexões sobre educação musical, processos educativos, práticas musicais e socais e também processos humanizadores. O livro foi pensado a partir de duas grandes temáticas: humanização e convivência, que também estariam dentro de uma temática maior que trata de educação musical, cultura, convivência e modos de aprender e ensinar. Apresentamos então olhares e experiências diversificadas no ensino da arte e da música. Esperamos que possamos abrir, a partir daqui, um espaço de diálogo que possa ser compartilhado e ampliado ao longo dos anos.
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Título do livro: Técnicas Estendidas do Contrabaixo no Brasil: revisão de literatura, performance e ensino
Autor: Alexandre Rosa
Editora: Editora UNESP 
Valor de venda do livro: R$30,00

Título do CD e gravadora: CD BASS XXI', Selo Música digital (2013)
Valor de venda do CD: R$25,00

Alexandre Rosa discute as técnicas estendidas para contrabaixo acústico aplicadas em práticas de performance e em procedimentos de ensino do instrumento no Brasil.
A partir de uma revisão da literatura dos principais trabalhos sobre o tema, o autor analisa cinco composições do repertório brasileiro contemporâneo para contrabaixo solista ou de câmara que utilizamessas técnicas: Interação (1985) para contrabaixo e piano de Raul do Valle (n.1936), Die Berge (1990) para contrabaixo solo de Silvia de Lucca (n.1960), Adagio (2001) para quarteto de contrabaixos de João Pedro Oliveira (n.1959), Gestos (2010) para contrabaixo, clarinete e trompete de Danilo Rossetti (n.1978) e O resto no copo (2010) para contrabaixo e live electronics de Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (n.1976).
E a partir de relatos da experiência de inserção das técnicas estendidas nos planos de ensino dos estudantes de contrabaixo do Instituto Baccarelli (IB), de São Paulo, o autor demonstra os ganhos no processo de aprendizagem e de criações coletivas de peças para o grupo de contrabaixo, apresentando possibilidades de aplicação de técnicas estendidas mescladas com técnicas tradicionais tanto na preparação para a performance quanto no estudo técnico do instrumento.
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Título: Ensino de música para pessoas com deficiência visual
Autora: Shirlei Escobar Tudissaki
Editora: Selo Cultura Acadêmica - Editora da UNESP
Valor de venda: R$ 35,00

O livro de Shirlei Tudissaki livro apresenta ferramentas pedagógicas para que o educador musical conheça mais sobre a realidade do aluno com deficiência visual (cegueira ou baixa visão), bem como as adaptações necessárias para o aprendizado musical, possibilitando experiências musicais significativas em sala de aula. O livro apresenta, entre outras questões, os fundamentos legais e teóricos atualizados, partindo para reflexões em situações concretas de sala de aula.
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Título: Ciranda de Sons: práticas criativas em Educação Musical
Autora: Marisa Thench de Olivira Fonterrada 
Editora: Editora da UNESP
Valor de venda: R$ 62,00


Desde a década de 1960, as práticas criativas em Educação Musical têm sido alvo de interesse e estudo de muitos educadores musicais/ compositores em todo o mundo. Esteve também bastante presente no Brasil, com as propostas de Hans-Joachim Koellreutter e Conrado Silva, entre muitos outros. Assinale-se, também, a presença no país do canadense Murray Schafer a partir de 1990, que exerceu grande influência nos estudos dessa temática, desde que começou a visitar o Instituto de Artes da Unesp e a ter seus livros publicados no Brasil.

Recentemente, em 2011 e 2012, prosseguindo em sua tradição de pesquisar esse tema, o GEPEM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical –, sediado no IA/Unesp, recebeu a visita da pesquisadora e docente Chefa Alonso, musicista espanhola especializada em técnicas de Improvisação Livre, em que se destaca o trabalho sistemático de criação e improvisação com instrumentos, voz e corpo.

A preocupação com as práticas criativas em Educação Musical é o germe de toda pesquisa desenvolvida pelo GEPEM no decorrer dos anos e a vinda de Chefa Alonso contribuiu fortemente com as investigações do grupo. Sua experiência enriqueceu o trabalho e reforçou a percepção da importância de se aprofundar no estudo dessa temática e em sua aplicação em diferentes contextos, nas escolas, projetos sociais e em cursos profissionalizantes e superiores de Música.
No presente trabalho, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada oferece ao leitor o resultado de sua pesquisa na área de Educação Musical, partindo da análise da experiência de Chefa Alonso e enveredando por uma profunda reflexão a respeito do tema, graças à colaboração de educadores musicais de todo o país, consultados por internet, e de pesquisadores brasileiros e espanhóis entrevistados. Em Ciranda de sons, apresenta-se um levantamento inédito de como o assunto tem sido tratado no Brasil, tanto no que se refere à produção acadêmica quanto no que diz respeito à atuação de professores de música brasileiros de diferentes formações e que atuam em múltiplos espaços, assim contribuindo para o desenvolvimento da área da Educação Musical.
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Título: Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil – um estudo de repertório inserido em uma nova estética
Autora: Leila Rosa Gonçalves Vertamatti
Editora: Editora da UNESP / FUNARTE
Valor de venda: R$ 40,00

O grande mérito deste livro é entender o coro infantil como um processo educacional em que a prática vocal se torna uma forma de desenvolvimento do jovem e da criança. Dessa maneira, passa-se a apresentar e vivenciar a linguagem musical em toda a sua diversidade, com seus múltiplos estilos e modalidades, seja tonal, modal, atonal ou eletroacústica. A pesquisadora almeja que os pequenos cantores tenham, na prática coral, uma visão global que lhes permita compreender, da forma mais abrangente possível, a linguagem musical.
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Título: Entre-sons, entre-mundos, entre-idades – a educação musical e o adolescente
Autora: Leila Rosa Gonçalves Vertamatti
Editora: Cultura Acadêmica - UNESP 
Valor de venda: R$ 60,00


A proposta da autora foi a de refletir sobre a prática da Educação Musical de jovens entre 11 e 14 anos, o que fez utilizando pesquisa realizada no Colégio São José, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela quis saber, principalmente, se é levada em conta a distância existente entre a realidade escolar e a realidade do jovem, tendo para isso aberto um diálogo com o universo do adolescente - a capacidade de invenção, a percepção do ambiente acústico, visual, social e cultural e o contexto escolar.
O livro conduz a uma reflexão a respeito da relação professor, aluno e sociedade e ao questionamento dos modos de ser e de compreender desses públicos, assim como deixa patente a necessidade de entendimento da cultura adolescente para que as fronteiras entre escola, música e cultura jovem convivam de maneira complexa e criativa e com maiores possibilidades de diálogo.
A pesquisa, qualitativa, baseou-se na teoria da complexidade aplicada à educação, tal como ela foi desenvolvida pelo filósofo francês Edgar Morin, e no uso de subsídios emprestados da Antropologia, Psicologia, Pedagogia, Artes Visuais e Educação Musical, com destaque para os trabalhos de Garcia-Canclini, Paulo Freire, Babin e H. J. e Koellreutter.
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Título: Caminhos Sonoros - Plantando Sementes Musicais
Autores: Anna Claudia Agazzi, Alvise Migotto, Cecilia Miglôrancia, Denis Rosa, Marisa Fonterrada e Moacir Carnelós.
Organização: Anna Claudia Agazzi

Esta publicação serve para registrar algumas das experiências do Projeto Caminhos Sonoros e mantê-las disponíveis para os professores e músicos da cidade que participaram. A publicação também servirá para professores, músicos e aqueles que têm interesse em  difundir a música de concerto e sensibilizar o público para a escuta.
O Projeto Caminhos Sonoros teve origem na vontade dos músicos Anna Claudia Agazzi e Alvise Migotto de somar potências. A primeira potência eram os músicos eruditos jovens que precisavam quebrar as paredes da sala de estudo e sair em busca de mais experiências em público. A segunda potência era o público para quem tocavam:  crianças que nunca haviam estado em concertos e muitas vezes teriam seu primeiro contato com música instrumental.  A música fluiria de maneira humana e íntima dentro da sala de aula, sem convenções sociais e cada recital estaria associado aos elementos da natureza com a mediação de um biólogo. Ao final do ciclo de quatro Recitais-Aula, as crianças perceberiam a música e o ambiente ao seu redor de uma nova forma. O ciclo se encerraria com uma apresentação ao ar livre, ao vivo, onde a natureza forneceria a textura sonora base para o Passeio Sonoro.  Para sensibilizar a escuta, Caminhos Sonoros contou com a referência de Murray Schafer e presença de Marisa Fonterrada em encontros preparatórios com professores e músicos.  O projeto durou por cinco anos e em cada um dos cinco anos teve desdobramentos que extrapolaram a ideia inicial e atravessaram outras veredas que não as musicais. 
Acredito que plantamos sementes musicais sim, e num solo rico. 
Daqui para frente é acompanhar a semeadura e manter os ouvidos atentos...
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Título: Música, educação e interdisciplinaridade: uma tríade em construção
Autora: Sônia Albano de Lima
Editora: Cultura Acadêmica - UNESP 
Valor de venda: R$ 30,00

A publicação tem como objetivo refletir como o ensino musical brasileiro está sendo conduzidos; quais as propostas básicas dos ordenadores que norteiam a área; que ênfase os estudiosos da área têm destinado as pesquisas de natureza interdisciplinar; que interrelação a música estabelece com a educação e as demais áreas de conhecimento; quais benefícios a música pode trazer para o indivíduo e para a humanidade e qual o estado da arte do ensino musical na atualidade.
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Título: DVD A Música da Gente - 2ª Edição
Organizador: Carlos Elias Kater
Valor de venda: R$ 15,00

Concebido e coordenado por Carlos Kater, o projeto é realizado através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Scania e apoio da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, envolvendo diretamente 340 crianças no processo criativo musical.
O CD “A Música da Gente” contém 25 composições inéditas das crianças – interface criativa –, 5 criações interativas sobre ritmos tradicionais brasileiros (interpretados pelo percussionista Ari Colares) – interface cultural – e 5 faixas com assobio de cantos de pássaros da região da escola (pelo educador social Luiz Passarinho) – interface sonoro-ecológica.
As peças foram gravadas num estúdio móvel, montado na biblioteca da EMEB, em sessões com cada uma das 11 turmas durante 3 dias inteiros, com resultado primoroso graças à participação competente e dedicada de todos os envolvidos (ver créditos ao final).
"A Música da Gente” é um projeto com que seu autor responde concretamente à reivindicação de criações originais de música ‘na e pela escola’, formulada no texto “Por que Música na Escola?”, algumas reflexões, de 2012. Com isso, propõe-se integrar o usual “levar a música para a escola” com o “descobrir e inventar as músicas das próprias escolas”.
As crianças realizaram no primeiro semestre de 2014 uma fase de turnês, apresentando-se nos diversos CEUs de São Bernardo e no Auditório do CENFORPE, divulgando suas composições que começam também a servir de suporte para atividades expressivas e artísticas de outras naturezas (dança e expressão corporal, por exemplo).
A equipe de Músicos-Educadores de “A Música da Gente” é constituída por Magno Camilo, Franklin Tomas e Tchelo Nunes, sob coordenação de Carlos Kater
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Título: Hans-Joachim Koellreutter: ideias de música, de mundo, de educação
Autora: Teca Alencar de Brito
Editora: Peirópolis / Edusp
Valor de venda: 

Este livro, publicado em coedição com a Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, explora o percurso e as ideias de Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), músico, compositor, ensaísta e educador alemão naturalizado brasileiro cujo pensamento transdisciplinar integrou pioneiramente a arte, a ciência e a educação, e cuja trajetória influenciou fortemente a história moderna da música no Brasil. Koellreutter tornou-se figura central na área da educação musical, estimulando a liberdade na criação e expressão, focando o desenvolvimento humano de modo aberto, crítico e reflexivo, influenciando várias gerações de músicos e educadores brasileiros. Criou aqui o Grupo Música Viva, foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, na década de 1950.

Tal como destaca o músico e neurocientista Mauro Muszkat, prefaciador da obra, o livro da educadora musical Teca Alencar de Brito, “além de muito instigante, inclui uma síntese dos conceitos e da terminologia tão particular de Koellreutter, recurso didático extremamente efetivo para o leitor não familiarizado compreender a originalidade do pensamento musical e filosófico do compositor – sistêmico e complexo – em uma época em que não se falava em complexidade, não se conhecia Morin, Maturana, Varela ou Bateson”.
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Título: KOELLREUTTER EDUCADOR: O HUMANO COMO OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MUSICAL
Autora: Teca Alencar de Brito
Editora: Peirópolis 
Valor de venda: 


Ao desvendar uma faceta pouco explorada do flautista, compositor, regente, divulgador e teórico da música, o mestre Hans-Joachim Koellreutter, figura central da história da música brasileira que influenciou gerações de artistas, Teca Alencar de Brito nos convida a apurar nossos ouvidos para o universo de múltiplas possibilidades que o educador nos traz com seu pensamento livre, original e transdisciplinar. Ricamente ilustrado com jogos e relatos de experiências, Koellreutter educador pode mudar a visão que você tem de si, do outro, da música e do mundo.
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Título: QUANTAS MÚSICAS TEM A MÚSICA? Ou ALGO ESTRANHO NO MUSEU!

Autora: Teca Alencar de Brito
Editora: Peirópolis
Valor de venda:

Esta obra é formada de um livro e um CD, este último produzido a partir do trabalho realizado com alunos da escola de música da autora, e propõe ao público leitor mergulhos em sonoridades diversas no que concerne a estilos, gêneros, instrumentos e culturas. Daí o nome “Quantas músicas tem a Música”. Já o subtítulo “Algo estranho no museu” surgiu do próprio processo criativo do CD junto às crianças, quando Teca utilizou uma brincadeira relacionada à ideia de museu para estimulá-los a criar.

O resultado é uma obra que deixa transparente o quanto de pesquisa, escuta, invenção e interpretação estiveram presentes durante toda a sua criação. O leitor é convidado a descobrir as diversas facetas musicais que o corpo, os objetos, instrumentos e até mesmo o silêncio podem produzir e revelar. Seja com o choro, a congada no Brasil, o blues norte-americano, as canções de ninar ou as brincadeiras musicais, o importante mesmo é se deixar levar pela encantadora aventura musical.
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Título: DE RODA EM RODA: brincando e cantando o Brasil

Autora: Teca Alencar de Brito
Editora: Peirópolis
Valor de venda: 


Neste livro-CD, a educadora musical Teca Alencar de Brito e as crianças da Teca Oficina de Música apresentam brincadeiras musicais de pontos diversos  do país.  São rodas de verso, cantos de trabalho, cantigas de roda e ritmos tradicionais ricamente ilustrados e enriquecidos com curiosidades e informações sobre sua origem. Ao descobrir essa incrível caixinha de música, o leitor pode perceber que as brincadeiras se repetem, se recriam e se renovam e, como uma grande roda, giram pelo país, unindo todos nós, apontando heranças e influências vindas de muitos pontos do planeta. O livro traz ainda um glossário – ilustrado com fotos – dos instrumentos musicais presentes nos arranjos, e outro com os termos musicais utilizados. Crianças, pais, avós, educadores e quem mais chegar : entrem na roda do jogo musical!
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Título: MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: propostas para a formação integral da criança
Autora: Teca Alencar de Brito
Editora: Peirópolis 
Valor de venda: 

Neste livro, Teca reúne reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical contemporânea com base em seu próprio trabalho e de pesquisadores como Delalande, Paynter, M. Schafer e Koellreutter, entre outros, e oferece aos educadores que trabalham com crianças em idade pré-escolar a possibilidade de enxergar a múscia como instrumento riquíssimo de formação integral do indivíduo.
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